top of page

Baby Brunch: Um Chá de Bebê Sustentável

  • Bárbara
  • 21 de fev. de 2018
  • 5 min de leitura

Em um dos primeiros textos que publiquei nesse blog, compartilhei um pouco sobre como fiz da minha festa de casamento uma experiência mais sustentável e econômica. Hoje vou falar um pouco sobre o Chá de Bebê que montei para meu filho com a mesma ideia em mente: como produzir menos lixo, comprar menos coisas desnecessárias, servir alimentos saudáveis e ainda montar uma festa bonita e agradável. Vem comigo que eu conto!

O meu Chá de Bebê foi uma comemoração muito especial pois aconteceu no meu aniversário de 30 anos. Mas o que fez dessa data ser tão importante não foi nem o fato de ter chegado à marca de três décadas. O mais marcante para mim foi que um ano antes, exatamente no dia do meu aniversário, entrei em trabalho de parto prematuro e perdi meu primeiro filho, o pequeno Theo. Agora eu estava esperando a chegada do meu bebê arco-íris, o Nícolas, em um mix de alegria e apreensão. A data do meu aniversário nunca mais teria o mesmo significado para mim, e o Chá de Bebê do meu segundo filho foi um marco dessa montanha russa de emoções. Mas como tudo estava bem, decidimos comemorar em meio a amigos próximos e queridos com um brunch delicioso em um ensolarado domingo de manhã!

Cardápio: Adoro comida de café da manhã e sou, em geral, uma pessoa muito mais "do dia" do que "da noite". Por isso resolvi fazer um brunch! Mas uma das vantagens desse tipo de evento é que as comidas são, em geral, mais baratas. Além disso, pude servir muitas frutas e fazer opções mais saudáveis! Preparei um buffet de salada de frutas, com várias opções de frutas picadas, granola, mel e iogurtes naturais (com e sem lactose). O legal desse buffet é que as pessoas podem escolher as frutas que mais gostam e deixar de lado as que não lhes apetecem tanto! Ao lado desse buffet deixei alguns waffles prontos, com manteiga e mel para as pessoas se servirem à vontade. Minha ideia original era de servir uma panqueca de banana sem glúten e sem lactose que costumo fazer em casa (depois compartilho a receita!), mas acabei ficando sem tempo e comprei um industrializado mesmo! Em outra mesa, servi duas opções diferentes de brusquetas com pão integral, umas batatinhas orgânicas assadas com e sem queijo, uns Veggie Sticks (cenouras e pepinos orgânicos cortados em tiras com um molho à base de iogurte natural sem lactose e temperado com limão e cebolinha), e uns copinhos com gelatina (em casa compro aquela Minha Gelatina da Dr. Oetker, que é um pouco mais natural, mas existem receitas ainda mais saudáveis à base de Agar-Agar), iogurte natural sem lactose com um pouco de mel e extrato de baunilha, pedaços de morango orgânico e decorados com folhinhas de hortelã. E todas as ervas aromáticas que usei saíram da minha hortinha em casa! E encomendei, só para manter a tradição, um bolo lindo e delicioso da Thais Terra. Pedi o menor bolo possível, que acabou servindo bem todos os meus 25 convidados e ainda sobrou.

Decoração: Uma das estratégias que usei para não comprar nada supérfluo foi de usar na decoração da festa a mesma temática do quarto que estava montando para meu filho. Dessa forma, pude utilizar itens que usaria no quarto dele como enfeites para a mesa do buffet e dos convidados. Para evitar a produção de lixo desnecessário, evitei a utilização de qualquer item descartável: usamos copos e pratos de verdade e servimos os alimentos em recipientes que já tínhamos em casa. Só comprei um pacote de guardanapos decorados no tema da festa, mas sabendo que são biodegradáveis por serem feitos de papel! Além disso, usei mais uma vez (assim como em meu casamento) flores vivas em vasos e suculentas para decorar o ambiente. A vantagem é que a festa acaba e as plantas sobrevivem, podendo ser utilizadas em nossas casas para deixar tudo mais bonito ou até servir de brinde para os convidados! Peguei um aro redondo com uma peneira de garimpo quebrada que estava abandonada no sítio do meu cunhado, cobri com sisal (que eu já tinha em casa pois tinha sobrado da decoração que fiz pro meu casamento mais de quatro anos atrás) e amarrei algumas flores de corte nele só para fazer um enfeite charmoso em cima da mesa de bolo!

Entretenimento: Sabia que os Chás de Bebê costumam ter brincadeiras de todos os tipos, e pensei em fazer uma atividade que pudesse servir de lembrança para nós e para o Nícolas no futuro. Minha mãe já tinha comprado para o neto vários "bodies" branquinhos, que utilizei para montar uma estação de pintura de roupinhas e fraldinhas para o nosso bebê! No começo os convidados ficaram um pouco receosos de meter a mão na massa e por medo "estragar" as roupinhas branquinhas que estavam disponíveis. Mas depois que meu marido começou a fazer a dele (meio sem jeito, tadinho :P), meus amigos se empolgaram e fizeram as suas contribuições. As crianças entraram depois na brincadeira e a bagunça rolou solta! Ao final, ficamos com roupinhas e fraldinhas únicas e especiais, com a marca individual de cada um dos nossos queridos convidados que se arriscaram na pintura aquele dia!

Economia: Uma das coisas que experimentei dessa vez e que não havia feito antes foi a ideia das permutas. Fiz duas trocas que me ajudaram, claro, a economizar, mas mais do que isso, possibilitaram uma troca com pessoas super interessantes e adicionaram um elemento de socialização muito legal à experiência normalmente formal de contratação de serviços. Uma das trocas foi feita com uma fotógrafa que conheci através do grupo Boomerang no Facebook, que é descrito como "uma plataforma que tenta ajudar a repensar a maneira de consumir, diminuindo gastos supérfluos através do aluguel e troca de produtos entre os membros da comunidade." Ela estava procurando expandir o seu portifólio, eu estava querendo alguém para registrar o evento. No final ainda pude pintar um mural na casa dela e acabei conhecendo o seu marido, que é um cozinheiro maravilhoso e que com certeza ainda vai entrar em uma parceria no futuro! A segunda troca que fiz foi com uma cliente minha que tem uma empresa chamada De Corazón Objetos, que aluga itens super lindos e exclusivos para festas. Troquei algumas peças para usar na mesa do buffet por aulas de pintura para as filhas dela na minha escola de artes bilíngue, Orange Tree Studio.

Com esse Chá de Bebê pude, mais uma vez, colocar em prática minhas crenças de que não é difícil se ter uma vida muito confortável e sustentável com estratégias simples, porém conscientes. Tivemos uma manhã super agradável, comemoramos um momento muito belo em nossas vidas e nos preparamos (com a ajuda generosa de meus amigos e familiares) para receber o nosso filhote. Tudo sem produção excessiva de lixo e com um orçamento bem básico, usando da nossa criatividade e dos recursos que já estão disponíveis ao nosso redor.

Comentarios


  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon

© 2023 por Tipo Diva Blog | Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page