top of page

Meu Casamento Sustentável

  • Bárbara
  • 12 de set. de 2017
  • 5 min de leitura

Já que pretendo falar sobre um estilo de vida mais sustentável nesse blog, achei que seria interessante compartilhar um pouco sobre como foi a minha festa de casamento. Se você em algum momento já participou da organização de um evento desses deve ter entrado em contato também com a máfia de fazer dinheiro que rege o mundo dos casórios. São inúmeras empresas e profissionais que criam produtos "irresistíveis e indispensáveis no dia mais importante da sua vida". Mas a idéia de gastar milhares de reais em um dia me parecia absurda! Afinal de contas, um estilo de vida sustentável quer dizer também mais econômico. Decidimos então, eu e meu marido, que para celebrar nossa união faríamos daquele evento uma experiência que representasse nossos ideais de saúde e sustentabilidade.

Como sou artista plástica e entusiasta dos DIYs (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo), resolvi que faria a decoração da festa eu mesma. Isso demandou muita organização e planejamento de antecedência, mas acabou sendo um processo super divertido e stress-free! Minha mãe, que também adora trabalhos manuais, me ajudou a confeccionar alguns detalhes. Só isso já foi responsável por reduzir o nosso orçamento em grande parte (as empresas de decoração cobravam preços absurdos) e também fez com que nossa decoração se tornasse mais simples e prática! Como a ideia era fazer um casamento estilo rústico, utilizamos muito sisal e juta: materiais muito baratos e fáceis de usar! Além disso, o local que escolhemos para a cerimônia era um jardim tão lindo e exuberante que dispensava grandes decorações.

Na época eu estava super apaixonada por suculentas e terrários (tá, eu ainda não sai dessa fase...), e pedi para os nossos familiares juntarem potes de vidro para que eu pudesse usar na decoração. Usei os potes de vidro menores para fazer velas: amarrei um arame em cada um e pendurei em uns galhos de goiabeira bem grandes que ficaram em ambos os lados da mesa do bolo. Os potes maiores foram usados para fazer mini-terrários com as minhas queridas suculentas. Elas são plantas que se reproduzem muito facilmente e exigem pouco cuidado! Se os terrários forem feitos com antecedência, você pode até reproduzir todas as mudas a partir de uma só planta! Isso sim que eu chamo de sustentabilidade! :) Esses mini-terrários foram usados na decoração da festa e serviram como lembrançinha para os convidados. E as garrafinhas de vidro que ganhamos viraram mini-vasinhos que foram pendurados nas cadeiras dos convidados no local da cerimônia. Além disso, só utilizamos flores "cortadas" nesses vasos e no meu buquê. O salão de festas foi decorado com flores em vasos que os convidados também puderam levar para casa ao final!

Dessa forma, minimizamos a quantidade de flores que iriam virar lixo e transformamos a decoração em presentes para os convidados. Reciclamos potes de vidro e evitamos comprar mais lembrançinhas inúteis para entulhar a casa dos outros!

Outra dica legal é de procurar entre seus familiares e amigos mais próximos itens interessantes que podem ser utilizados na decoração. Muitas vezes acabamos alugando móveis e enfeites que já existem em nossas casas. Claro que dá mais trabalho do que contratar alguém que vai entregar e buscar todas as peças por conta própria, mas se você realmente tiver interesse em ter uma vida mais sustentável vai descobrir que muitas vezes é um estilo de vida mais trabalhoso! Usei vários móveis dos meus pais, além dessas lanternas indianas que meu pai coleciona e alguns itens antigos que um amigo da família tinha (como máquina de escrever, televisão e telefone antigos, etc). No dia do evento pedi para esse amigo me ajudar a montar a mesa do bolo e do café, já que estaria me arrumando no salão no dia do evento.

Fizemos o casamento de dia, aproveitando a luz natural para as nossas fotos e fugindo dos eventos noturnos com DJ, aluguel de luz para pista de dança, jantares mega chiques e bebida álcoolica para dar e vender! Servimos um coquetel volante simples e colocamos uma lista de músicas com bastante jazz e bossa nova que ficou tocando durante o evento. Para a mesa do bolo meu marido queria só servir uma mesa de frutas, mas acabei cedendo às pressões familiares e adicionei um bolo pequeno e alguns docinhos na mesa. Pedi metade da quantidade de bolo e doces que as confeitarias recomendavam para o número de convidados que a gente tinha, e mesmo assim ainda sobrou coisa pra levar pra casa no dia seguinte! O que eu descobri é que a empresa que fazia os doces recomendava uma quantidade de doces por pessoa que já incluía uma quantidade à mais para que os convidados levassem alguns para casa, e depois ainda tinha o tal do Bem-Casado. Aí eu falei "Peralá! Mas isso é uma celebração ou um evento de caridade?" Calculei uns 3 doces por pessoa e pronto. Nada de Bem-Casado! Chega de envenenar o povo com farinha e açúcar! E também dispensei a tal da "maquete de bolo". Essa história de pagar R$400 por um bolo feito de isopor só pra decorar e depois fazer um bolo de verdade para os convidados comerem me pareceu um loucura! Mais loucura do que isso só depilação de narina mesmo... Sim, isso existe! Descobri outro dia! :P

E finalmente, uma das coisas que fizemos que foi super legal foi a sessão de fotos dos noivos. Resolvi que não ia fazer prévia no salão antes do dia do evento, até porque o valor ficava muito mais caro. Então no dia do casório eu me arrumei cedinho no salão e já fui para o local onde aconteceu a celebração e a festa do nosso casamento. As fotógrafas Juliana Caribé e Maísa Coutinho já estavam lá com o meu marido - todo arrumado e cheiroso - me esperando. Elas colocaram uma venda no Daniel e me levaram de olhos fechados até o local onde nós nos encontraríamos. E então elas registraram o momento desse encontro! Foi muito legal e o Dani ficou super emocionado de me ver vestida de noiva. Depois fizemos nossas fotos juntos em meio à toda natureza do espaço do Recanto dos Buritis. E se você está achando que ter registrado esse encontro antes da cerimônia estragou a surpresa, você se engana! No momento em que eu apareci com meu pai durante a cerimônia o Daniel chorou tudo de novo! Hehehehe <3

O nosso casamento acabou sendo um momento muito lindo onde os familiares e amigos se juntaram para ajudar a montar e celebrar a nossa união. Convidei só as pessoas mais próximas e evitei gastos que me pareciam supérfluos. E não senti falta de nada! Estava tudo bonito e gostoso! Não contratei filmagem porque também achei caro e pensei que provavelmente iria assistir ao vídeo umas cinco vezes na vida e cansar. Mas as fotos ficaram lindas! E no final eu ainda montei um álbum eu mesmo na internet com capa dura e tudo, que saía muito mais barato do que contratar um fotógrafo que fizesse esse serviço.

Mais algumas fotos mostrando a decoração do meu casamento:

O local da cerimônia! <3

Suculentas que foram utilizadas na decoração e serviram como lembrançinha para os convidados.

Itens interessantes emprestados pela família foram utilizados na decoração.

Muitas plantas vivas foram utilizadas na decoração, e ao final foram levadas para casa pela família.

Bolo de verdade, com enfeite de cerâmica que foi revendido depois!

Mesa montada com porta-guardanapos feito pela minha mãe e caixa de vinho reutilizada como cachepô.

Comments


  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon

© 2023 por Tipo Diva Blog | Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page